Vitamina E para a pele: O que é, benefícios e como usar

vitamina E para a pele

Na indústria de cuidados de pele nunca foi dado destaque à Vitamina E como acontece com outros ingredientes, mas a verdade é que esta vitamina, também conhecida como tocoferol, tem vindo a ser estudada por mais de 50 anos, em ensaios clínicos dermatológicos.

Foi descoberto que tem importantes benefícios, especialmente para pele seca, sensível e madura.

O que é vitamina E?

A vitamina E é lipossolúvel (que é solúvel em gordura) e desempenha um papel fundamental no corpo humano por ser um antioxidante.

É essencial para a saúde, porque protege as células contra danos oxidativos causados ​​por radicais livres, que são moléculas instáveis ​​que podem ser nocivos para as células e DNA.

Existem vários tipos de compostos de vitamina E, sendo os mais conhecidos os tocoferóis e os tocotrienóis. A forma mais comum e biologicamente ativa da vitamina E é o alfa-tocoferol.

Esta vitamina é encontrada naturalmente em muitos alimentos, como óleos vegetais, nozes, sementes, espinafre, abacate e grãos integrais.

Quais os benefícios da Vitamina E para a pele?

Esta vitamina tem importantes benefícios para a pele, não só funciona como um antioxidante, mas também protege, hidrata, reduz a inflamação, previne rugas e acalma a pele irritada.

Isto é o que podes esperar da vitamina E:

Proteção contra danos causados pelo sol

A vitamina E pode ajudar a proteger a pele dos danos causados pelos raios UV e neutraliza os radicais livres gerados pela exposição ao sol e ainda, pode ajudar a reduzir o envelhecimento precoce da pele e diminuir o risco de cancro de pele.

Não substitui o protetor solar, mas pode ser benéfico usar Vitamina E e protetor solar em simultâneo na rotina de pele.

Fonte

Prevenção de rugas

A sua ação antioxidante pode ajudar a combater os radicais livres que causam o envelhecimento da pele, contribuindo para a redução de rugas e linhas finas.

Fonte

Hidratação

A vitamina E é frequentemente adicionada a produtos de cuidados de pele devido às suas propriedades hidratantes que ajudam a reter a humidade na pele, tornando-a mais suave e flexível.

É especialmente indicada para pele seca e madura, por ter este benefício.

Cicatrização

Alguns estudos sugerem que a Vitamina E é benéfica no tratamento de cicatrizes, porque ajuda a atenuar a sua aparência, no entanto, outros ensaios clínicos dizem não existir evidências suficientes para comprovar que esta vitamina tenha de facto um efeito benéfico no processo de cicatrização.

Fonte

Reduz a inflamação

A vitamina E possui propriedades anti-inflamatórias, o que pode ajudar a acalmar a pele irritada ou inflamada.

Pode ser particularmente útil para pessoas com condições de pele sensível, como eczema ou dermatite.

Fonte

Efeitos secundários da vitamina E

O uso tópico de vitamina E não tem efeitos secundários conhecidos. No entanto, como com qualquer outro ingrediente ativo, deves fazer o teste numa zona pequena do corpo, para saberes se existe alguma reação alérgica.

A toma oral desta vitamina como suplementação já é outra conversa, deves ter cuidado, porque uma dose exagerada pode ter efeitos adversos. Consulta sempre a sugestão de toma do fabricante.

Onde encontrar Vitamina E?

Porque a saúde da pele está também relacionada à alimentação, os alimentos que têm vitamina E são:

  • Óleos Vegetais
  • Nozes e Sementes
  • Abacate
  • Espinafre
  • Frutos Tropicais, como o kiwi e a manga
  • Grãos Integrais, como trigo integral e aveia
  • Gema de Ovo
  • Azeite

Nos produtos de uso tópico podes encontrar vitamina E em cremes hidratantes, óleos, protetores solares, séruns e máscaras faciais.

Os séruns geralmente têm uma maior concentração do ingrediente ativo principal, que neste caso é a vitamina E.

Como usar Vitamina E no rosto?

A vitamina E é frequentemente usada em produtos de cuidados de pele e pode ser aplicada no rosto no passo de tratamento ou hidratação da pele, após limpeza, tónico (se usares) e antes do protetor solar.

Podes fazer um DIY (faz tu mesmo/a), se gostares de criar os teus próprios produtos. Só precisas de misturar um pouco de óleo de vitamina E com o teu hidratante habitual ou loção facial, para aumentar os benefícios antioxidantes.

Podes também usar uma cápsula de vitamina E na pele: Perfura e espalha óleo diretamente na pele.

A vitamina E é compatível com outros ingredientes?

A vitamina E de uso tópico pode ser combinada com vários outros ingredientes na tua rotina de pele para maximizar seus benefícios.

Podes usar esta vitamina com:

A Vitamina E pode ser benéfica…

especialmente para quem tem pele seca, sensível ou para quem já passou dos 30 anos.

Esta vitamina tem um papel complementar na saúde da pele mas como qualquer outro ingrediente, os efeitos podem variar de pessoa para pessoa e os resultados não são imediatos. 💜

Website | + publicações

Formada em Antropologia e Marketing Digital, com gosto incessante pela escrita e cuidados de pele, decidi criar este espaço para esclarecer dúvidas que em tempos foram as minhas, com o compromisso de honestidade e de uma pesquisa detalhada, baseada em artigos científicos. O principal objetivo é ajudar todos aqueles que procuram uma rotina de pele equilibrada e saudável.